A migração do Google Analytics para a versão GA4 deve acontecer o mais rápido possível, já que a data limite para o encerramento das atividades da UA (Universal Analytics) é dia 30 de junho de 2023. Em 1º de julho de 2023, as propriedades padrão do UA vão deixar de processar dados.
Por isso, neste artigo, a Gear Marketing vai te ajudar a entender absolutamente todos os pontos importantes relacionados à adesão ao GA4.
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Entenda como fazer a migração para GA4 em 2 simples passos
Antes de começar qualquer tipo de alteração na sua conta do Google Analytics, é importante entender que uma migração completa não será possível.
Ou seja, o que você vai ter que fazer é a criação de uma conta nova; e a configuração dos fluxos de dados do zero, já que uma versão (UA) não tem a ver com a outra (GA4).
Não se trata de uma atualização de sistema. Mas sim, da criação de um sistema de processamento de dados totalmente novo.
Tendo isso entendido, veja os 3 importantes passos para aderir ao GA4:
Passo #0: Verificação inicial: Já é GA4 ou Universal Analytics?
Para começar a usar uma conta GA4, é preciso fazer as verificações adequadas na conta que você já tem.
Se ela é uma conta nova criada após 14 de outubro de 2020, certamente já é uma conta GA4.
Mas se é uma conta antiga, criada antes de 14 de outubro de 2020, com muitos anos de uso, ela será uma conta UA.
Para verificar isso, é muito simples:
- Se o nome da conta começa com “UA”, é uma conta do Universal Analytics e precisa ser migrada.
- Já se o nome da conta começa com G, é uma conta GA4 e não precisa fazer nada, pois ela já é uma conta GA4.
Passo #1: Assistente de configuração do GA4
Se você verificou que tem uma conta UA, o primeiro passo para começar a usar uma conta GA4 é criar uma propriedade nova através do assistente de configuração do próprio Google Analytics.
O nível de dificuldade é realmente baixo, pois o assistente online te ajuda em tudo.
Inclusive, a este ponto, pode ser que o próprio Google Analytics tenha criado essa propriedade de maneira automática na sua conta (basta verificar se o nome dela começa com G).
Passo #2: Configuração das tags
Depois que a sua propriedade estiver criada, é hora de implementar as novas tags de acompanhamento no seu site.
Ela pode ser inserida via plugin (se você usa WordPress, por exemplo), Google Tag Manager ou outras formas. O importante é que ela esteja posicionada no header do site e possa ler todas as páginas.
É só isso?
Por mais que a criação de uma conta nova no GA4 não exija um grande nível de habilidades técnicas (até porque o próprio Google Analytics ajuda no processo), é preciso ter em mente alguns outros pontos que, esses sim, podem exigir um pouco mais de “mão na massa”.
Entenda quais são eles:
Dados retroativos não podem ser migrados
É muito importante ter em mente que a mudança do UA para o GA4 não é uma migração. Mas sim, uma mudança de sistemas. Logo, os dados retroativos não podem ser migrados e enxergados na conta do GA4.
Portanto, quanto antes a implementação do GA4 for feita, melhor, pois os dados novos começarão a ser processados com antecedência antes de perder os dados da conta antiga UA.
Entenda a sua estrutura de filtros, já que eles não existirão mais
Se a sua conta do UA tem muitos filtros personalizados, é importante anotá-los e entendê-los para poder configurar novamente lá no GA4.
Lembre-se: as suas configurações não serão migradas. Elas terão de ser implementadas novamente. Especialmente as configurações personalizadas para as necessidades da sua empresa (que não são default da conta do Analytics).
A estrutura de filtros que existia no UA, inclusive, não vai mais existir no GA4. O novo sistema terá outro método de entendimento e leitura dos dados: eventos.
Entenda a seguir.
Tudo no GA4 é baseado em eventos: recrie as suas conversões
Com um limite de até 500 eventos dentro da conta, o GA4 será totalmente baseado neles para indicar performance e dados.
Ou seja, você pode criar e configurar os tipos de eventos que fazem sentido para o seu negócio, como:
- Conversões em geral;
- Interações;
- Download de materiais;
- Entre outros.
Recriação de fluxo de dados
É muito importante que a sua nova conta do GA4 tenha o fluxo de dados devidamente recadastrado.
Existem, basicamente, três fluxos de dados: Web (para o seu site), iOS (para apps iOS) e Android (para apps Android).
Configure de acordo com o tipo de dados que você quer colher.
Baixe o histórico do UA e coloque em outra ferramenta
E ainda, é importante ter atenção aos dados antigos registrados na sua conta do UA: esses dados não ficarão salvos lá por muito tempo, pois o Google vai apagá-los.
Portanto, é fundamental fazer o download de todos os dados para que você tenha um histórico salvo em algum lugar seguro para quando precisar consultar.
Esses dados podem ser armazenados em uma planilha, por exemplo.
A principal diferença estrutural do UA para o GA4
Tecnicamente, a principal diferença estrutural do Google Analytics antigo (UA) para o novo sistema (GA4), é a seguinte:
- UA: Tem níveis de conta, propriedade e vista.
- GA4: Tem conta, propriedade e fluxo de dados (esse último não existia no UA).
As 7 vantagens que você vai querer aproveitar no Google Analytics 4
O GA4 vem com muitos benefícios, mesmo que a curva de aprendizado possa ser um pouco longa para novos usuários.
Veja 7 vantagens que você vai querer aproveitar no Google Analytics 4:
- Uso de Machine Learning para análises e insights.
- Integração de sites e aplicativos em uma propriedade única.
- Fim do uso de cookies e armazenamento de IP (se adequando a proteção de dados).
- Possibilidade de tomar decisões com base em comportamentos previstos dos usuários.
- Mais dados para campanhas de remarketing.
- Maior flexibilidade na criação de painéis e acesso aos relatórios relevantes.
- Integração com o Google Data Studio para visualizações de relatórios refinados.
Não perca o prazo: o UA vai parar de processar dados em 1˚ de julho de 2023.
Se precisar de ajuda com a migração, é só entrar em contato com a Gear Marketing hoje mesmo.