Para começar a se posicionar no digital, hoje, é muito simples. Basta criar uma conta em alguma mídia social e começar a postar conteúdo. Sim, dessa simples maneira, você já começa a construir nas pessoas a forma como elas vão perceber a sua marca.
No entanto, embora seja simples, é preciso criar estratégias adequadas para que o posicionamento seja efetivo. Afinal, você quer atrair as pessoas certas para o seu negócio, não é mesmo?
Na internet, quantidade não necessariamente significa qualidade. Isto é, você não precisa ter milhões de seguidores para fechar bons negócios online. Muito pelo contrário: você só precisa dos seguidores certos.
E como chegar até eles? Muito simples: com posicionamento de marca que faça as pessoas perceberem o valor do seu produto/serviço e, de fato, comprarem.
Neste artigo, a Gear Marketing vai te ajudar com tudo isso. Portanto, continue lendo e saiba mais sobre como começar a se posicionar no Digital.
Estratégia em 6 passos para começar a se posicionar no digital
- Seja autoridade em alguma coisa.
- Defina que tipo de problema você vai resolver.
- Crie uma persona.
- Tenha uma identidade visual.
- Apresente cases de resultados para criar veracidade.
- Chame o lead para ação.
Com esses 6 passos, quando executados de maneira correta e planejada, você consegue atrair as pessoas certas para o seu projeto. Chamar e captar a atenção delas através de conteúdos relevantes é apenas o início da jornada. No entanto, há muito o que fazer depois que algum conteúdo fica pronto e é lançado.
Desta forma, a primeira coisa que você tem que pensar, é: que tipo de posicionamento você quer ter no digital?
Você pode escolher, literalmente, qualquer tipo de posicionamento. Colocar as ações em prática é o que vai fazer esse posicionamento funcionar. Mas o mais importante de tudo, é buscar ser especialista em alguma coisa. Isto é, mostrar exatamente como você vai ajudar alguém com o seu produto ou serviço.
Assim há melhores chances de conexão entre marca/produto/serviço e lead. A seguir, veja detalhes da estratégia de 6 passos para começar a se posicionar no digital.
Acompanhe!
Seja autoridade em alguma coisa
Para começar a se posicionar no digital, não adianta você querer fazer mil e uma coisas e “atacar” em mil e uma áreas. É muito importante que você escolha uma área para “atacar” e assim se tornar especialista naquela área. Isto é, seja autoridade em algum assunto.
Portanto, comece a produzir conteúdo de um único assunto e deixe isso muito claro para as pessoas que te acompanham.
Por exemplo, se você é médico e também um ótimo cozinheiro e quer rentabilizar ambas profissões, é muito importante criar dois canais diferentes, para dois posicionamentos diferentes. Afinal, o seu público nos dois projetos será totalmente diferente.
Mas além disso, o seu tom de voz online e muitas outras coisas devem mudar em cada canal de comunicação. E se você misturar tudo, vai acabar se dispersando e o seu posicionamento não será efetivo.
Defina que tipo de problema você vai resolver
O segundo passo que você precisa ter em mente para começar a se posicionar no digital, é definir que tipo de problema você vai resolver. Isto é, você precisa encontrar exatamente que tipo de dor o seu público está sentindo e atuar em cima dela.
Por mais que você seja muito bom em várias coisas, no digital, é preciso começar aos poucos. Isto é, você precisa mostrar que você é muito bom na resolução de um problema específico e assim mostrar o “caminho das pedras” para o seu prospect.
Dessa forma, sendo pontual e objetivo na resolução do problema, você se tornará autoridade no assunto e sempre que alguém precisar do seu produto/serviço, lembrará de você e do seu posicionamento.
Crie uma persona
Você já ouviu falar sobre persona? Para começar a se posicionar no digital, criar a sua persona é um passo muito importante. Sem uma persona definida, você pode cair no “limbo” de querer falar com todo mundo e, no fim das contas, não falar com ninguém.
Basicamente, uma persona é um desenho (literalmente) do tipo de pessoa que você quer atingir com o seu conteúdo no digital. Isto é, você vai detalhar minuciosamente as características da sua persona para, desta forma, criar posicionamento no digital.
Exemplo: Nome, idade, escolaridade, poder aquisitivo, profissão e muitos outros detalhes podem entrar nessa construção.
Depois que você definir a sua persona, será como um imã: somente os potenciais clientes certos chegarão até você, pois você o planejou antes.
Tenha uma identidade visual
A identidade visual é um dos fatores mais importantes para começar a se posicionar no digital. Afinal, com a identidade visual é possível criar lembranças visuais na mente das pessoas que te acompanham e, dessa forma, será mais fácil para lembrar de você.
Marcas enormes como Nubank, Itaú, Posto Ipiranga e outras, trabalham a questão da identidade visual muito forte. Ao enxergar aquelas cores, automaticamente, o nosso cérebro remete a marca.
E o mesmo acontece com você quando estabelece uma identidade visual e segue esse padrão em seus conteúdos nas mídias digitais em geral. Manter padrões de comunicação, inclusive visuais, é muito importante para criar posicionamento.
Apresente cases de resultados para criar veracidade
Se tem algo melhor do que falar que você fez, é mostrar que você fez, certo? Essa é uma das melhores maneiras para criar autoridade online e, dessa forma, criar um posicionamento efetivo. As pessoas lembrarão de você por aquilo que você fez.
Portanto, monte estudos de caso e faça a sua apresentação e conteúdos baseados nisso. Estudos de caso detalhados, criativos e até lúdicos, ajudam o seu público-alvo a criar em você a percepção de alguém que sabe o que está fazendo. No longo prazo, o seu posicionamento é criado em cima disso!
Chame o lead para ação
E por fim, não podemos esquecer de algo muito importante: chame o lead para a ação. É importante que você faça isso desde o começo, para atrair pessoas certas para o seu projeto e assim ter um posicionamento forte.
Afinal, vender não é algo ruim. Mas se você deixa isso para “depois” e no “hoje” só cria conteúdos “de graça” por um bom tempo, o seu posicionamento será esse: de alguém que só cria conteúdos de graça.
Não tenha medo de pedir ao lead que entre em uma landing page, que deixe seu contato ou até mesmo compre o seu produto, ok?
Conte com a Gear Marketing para te ajudar a se posicionar no digital. Vamos conversar? Entre em contato ainda hoje!