Como começar a se posicionar no digital (com estratégia!)

Como começar a se posicionar no digital (com estratégia!)

Para começar a se posicionar no digital, hoje, é muito simples. Basta criar uma conta em alguma mídia social e começar a postar conteúdo. Sim, dessa simples maneira, você já começa a construir nas pessoas a forma como elas vão perceber a sua marca.

No entanto, embora seja simples, é preciso criar estratégias adequadas para que o posicionamento seja efetivo. Afinal, você quer atrair as pessoas certas para o seu negócio, não é mesmo?

Na internet, quantidade não necessariamente significa qualidade. Isto é, você não precisa ter milhões de seguidores para fechar bons negócios online. Muito pelo contrário: você só precisa dos seguidores certos.

E como chegar até eles? Muito simples: com posicionamento de marca que faça as pessoas perceberem o valor do seu produto/serviço e, de fato, comprarem.

Neste artigo, a Gear Marketing vai te ajudar com tudo isso. Portanto, continue lendo e saiba mais sobre como começar a se posicionar no Digital.

 

Estratégia em 6 passos para começar a se posicionar no digital

  1. Seja autoridade em alguma coisa.
  2. Defina que tipo de problema você vai resolver.
  3. Crie uma persona.
  4. Tenha uma identidade visual.
  5. Apresente cases de resultados para criar veracidade.
  6. Chame o lead para ação.

 

Com esses 6 passos, quando executados de maneira correta e planejada, você consegue atrair as pessoas certas para o seu projeto. Chamar e captar a atenção delas através de conteúdos relevantes é apenas o início da jornada. No entanto, há muito o que fazer depois que algum conteúdo fica pronto e é lançado.

Desta forma, a primeira coisa que você tem que pensar, é: que tipo de posicionamento você quer ter no digital?

Você pode escolher, literalmente, qualquer tipo de posicionamento. Colocar as ações em prática é o que vai fazer esse posicionamento funcionar. Mas o mais importante de tudo, é buscar ser especialista em alguma coisa. Isto é, mostrar exatamente como você vai ajudar alguém com o seu produto ou serviço.

Assim há melhores chances de conexão entre marca/produto/serviço e lead. A seguir, veja detalhes da estratégia de 6 passos para começar a se posicionar no digital.

Acompanhe!

 

Seja autoridade em alguma coisa

Para começar a se posicionar no digital, não adianta você querer fazer mil e uma coisas e “atacar” em mil e uma áreas. É muito importante que você escolha uma área para “atacar” e assim se tornar especialista naquela área. Isto é, seja autoridade em algum assunto.

Portanto, comece a produzir conteúdo de um único assunto e deixe isso muito claro para as pessoas que te acompanham. 

Por exemplo, se você é médico e também um ótimo cozinheiro e quer rentabilizar ambas profissões, é muito importante criar dois canais diferentes, para dois posicionamentos diferentes. Afinal, o seu público nos dois projetos será totalmente diferente.

Mas além disso, o seu tom de voz online e muitas outras coisas devem mudar em cada canal de comunicação. E se você misturar tudo, vai acabar se dispersando e o seu posicionamento não será efetivo.

 

Defina que tipo de problema você vai resolver

O segundo passo que você precisa ter em mente para começar a se posicionar no digital, é definir que tipo de problema você vai resolver. Isto é, você precisa encontrar exatamente que tipo de dor o seu público está sentindo e atuar em cima dela.

Por mais que você seja muito bom em várias coisas, no digital, é preciso começar aos poucos. Isto é, você precisa mostrar que você é muito bom na resolução de um problema específico e assim mostrar o “caminho das pedras” para o seu prospect.

Dessa forma, sendo pontual e objetivo na resolução do problema, você se tornará autoridade no assunto e sempre que alguém precisar do seu produto/serviço, lembrará de você e do seu posicionamento.

 

Crie uma persona

Você já ouviu falar sobre persona? Para começar a se posicionar no digital, criar a sua persona é um passo muito importante. Sem uma persona definida, você pode cair no “limbo” de querer falar com todo mundo e, no fim das contas, não falar com ninguém.

Basicamente, uma persona é um desenho (literalmente) do tipo de pessoa que você quer atingir com o seu conteúdo no digital. Isto é, você vai detalhar minuciosamente as características da sua persona para, desta forma, criar posicionamento no digital.

Exemplo: Nome, idade, escolaridade, poder aquisitivo, profissão e muitos outros detalhes podem entrar nessa construção.

Depois que você definir a sua persona, será como um imã: somente os potenciais clientes certos chegarão até você, pois você o planejou antes.

 

Tenha uma identidade visual

A identidade visual é um dos fatores mais importantes para começar a se posicionar no digital. Afinal, com a identidade visual é possível criar lembranças visuais na mente das pessoas que te acompanham e, dessa forma, será mais fácil para lembrar de você.

Marcas enormes como Nubank, Itaú, Posto Ipiranga e outras, trabalham a questão da identidade visual muito forte. Ao enxergar aquelas cores, automaticamente, o nosso cérebro remete a marca.

E o mesmo acontece com você quando estabelece uma identidade visual e segue esse padrão em seus conteúdos nas mídias digitais em geral. Manter padrões de comunicação, inclusive visuais, é muito importante para criar posicionamento.

 

Apresente cases de resultados para criar veracidade

Se tem algo melhor do que falar que você fez, é mostrar que você fez, certo? Essa é uma das melhores maneiras para criar autoridade online e, dessa forma, criar um posicionamento efetivo. As pessoas lembrarão de você por aquilo que você fez.

Portanto, monte estudos de caso e faça a sua apresentação e conteúdos baseados nisso. Estudos de caso detalhados, criativos e até lúdicos, ajudam o seu público-alvo a criar em você a percepção de alguém que sabe o que está fazendo. No longo prazo, o seu posicionamento é criado em cima disso!

 

Chame o lead para ação

E por fim, não podemos esquecer de algo muito importante: chame o lead para a ação. É importante que você faça isso desde o começo, para atrair pessoas certas para o seu projeto e assim ter um posicionamento forte.

Afinal, vender não é algo ruim. Mas se você deixa isso para “depois” e no “hoje” só cria conteúdos “de graça” por um bom tempo, o seu posicionamento será esse: de alguém que só cria conteúdos de graça.

Não tenha medo de pedir ao lead que entre em uma landing page, que deixe seu contato ou até mesmo compre o seu produto, ok?

Conte com a Gear Marketing para te ajudar a se posicionar no digital. Vamos conversar? Entre em contato ainda hoje!

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